
TEREZA DE JESUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Iniciei minha carreira profissional como professora das primeiras séries de uma Escola pública, antes mesmo de concluir o curso do Magistério, que já fazia parte dos meus planos. Atuei na Educação de Jovens e Adultos, na época desenvolvido através do MOBRAL. Quando ingressei na Universidade em 1986, fiz parte do grupo pioneiro, de alunos da interiorização da UFPA. Fiz Licenciatura Plena em Geografia. Fui professora de 5ª a 8ª série e do Ensino Médio. Logo após a conclusão do curso de graduação fui selecionada para o primeiro curso de Pós graduação Lato Sensu da UFPA, no curso de Especialização na Docência do Ensino Superior.
A idéia da UFPA era formar os primeiros futuros professores do campus de Marabá para interiorizar os cursos com ênfase nas Licenciaturas. Este me fez refletir sobre a educação com base em outros pressupostos. Trouxe muitas contribuições para reflexão e redimensionamento pedagógico da educação fundamental em Marabá. Nesse aspecto, fiz parte a partir do ano de 1993, de um grupo de orientadores pedagógicos, resultante de um projeto desenvolvido em parceria entre as três esferas da educação pública de Marabá: UFPA, SEDUC E SEMED/PMM. Desenvolvemos ações voltadas para capacitação dos professores e acompanhamento pedagógico periódico de sua prática, como forma de articular teoria e prática.
Quando a UFPA ofereceu outro curso de Especialização denominado Especialização em História da Amazônia participei do processo seletivo e fui selecionada. Instigava-me a idéia de desenvolver um estudo mais aprofundado sobre as problemáticas de nossa região, que foi e tem sido palco de grandes projetos, que foram implantados sem as preocupações necessárias com a sustentabilidade ambiental e social. Como professora de Geografia e Estudos Amazônicos foi fundamental para minha prática docente os estudos e pesquisas que o curso me proporcionou.
Por conta da militância na educação que mobilizava os recursos possíveis para vê-la sempre melhor, recusei convites de Escola particular por diversas vezes. Para cargos públicos, apesar de uma recusa inicial acabei sendo convencida a terminar um mandato de Secretária de Educação da PMM ( Prefeitura Municipal de Marabá) no segundo semestre do ano de 1996, o tempo foi curto sem dúvida mas o aprendizado e as experiências foram fundamentais para outras responsabilidade assumidas na educação pública do município. Quando recomeça um novo governo municipal no ano de 1997, fui convidada a assumir a pasta da coordenação de Ensino da Secretaria de Educação, acabei fazendo parte de uma equipe que coordenou a educação municipal por mais de dez meses. Apos esse período senti necessidade de retornar a Universidade para uma capacitação na área da supervisão e gestão escolar. Fiz um curso de pós Graduação no interior de São Paulo, cidade de Amparo no ano de 1998.
O curso me habilitou para a função de supervisora ou coordenadora pedagógica que voltei a assumir junto as escolas públicas municipais. Paralelo a esse processo reativei o Conselho Municipal de Educação e por dois mandatos consecutivos, que totalizaram quatro anos, assumi sua presidência, era conselheira indicada do gestor municipal, e presidente eleita entre os conselheiros membros, foi a partir da aprovação da última legislação da educação nacional Lei 9394/96. Encaminhei juntamente com os demais conselheiros projetos de regulamentação dessa Lei no sistema municipal de ensino de Marabá, movem a idéia de que para uma Escola funcionar regularmente precisaria elaborar seu Projeto Político – pedagógico, foi uma das ações mais relevantes, dentre tantas outras, que desenvolvemos a frente do CME/Marabá.
Nesses espaços de atuação pude participar de alguns eventos locais, regionais e nacionais que resultaram num olhar muito mais dotado de possibilidades possíveis para nossa educação. Foram muitas vivências enriquecedoras, aprendizados que eu sempre buscava socializar no meu universo de trabalho e atuação. Por isso, organizei vários encontros educativos no município, para proporcionar um debate mais amplo com meus parceiros e dialogar com estudiosos e intelectuais de outras regiões, que poderiam contribuir com nosso crescimento pessoal e profissional. Um dos eventos que instituímos para o município acontece ainda atualmente a cada ano, trata-se do Fórum Municipal de Educação, promovido pelo Conselho municipal de Educação, que pela seriedade como surgiu em nossa gestão, teve sua continuidade garantida, apesar da presidência mudar a cada dois anos.
No ano de 2001 assumi o desafio de Dirigir a Escola Prof. Jonathas Pontes Athias, movida pelo interesse de desenvolver um trabalho com base nos propósitos que havíamos definidos em nosso Projeto político Pedagógico, que prima pelo trabalho em equipe, gestão participativa com os segmentos da escola e da comunidade e ensino de qualidade cada vez melhor.periodicamente a Escola promove momentos de estudo e reflexão acerca dos anseios e desafios que enfrentamos no cotidiano escolar. Em 2003, tive a oportunidade de ser selecionado para o quaro curso de pós - graduação, este na área da Informática Educativa, a Distância, foi ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL, foi interessante os estudos sobre as ferramentas que o ambiente virtual pode nos oferecer para melhorar nossa prática docente e de gestora, pois numa visão mais ampliada todos os profissionais são gestores de processos sejam de aprendizagens ou administrativos, o princípio acaba sendo um só para ambas as funções na Escola. Esse recurso trouxe um saber, primordial para todos os educadores, acerca da relação entre a Escola e o mundo globalizado e informacional.
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